11 novembro 2013

Infecção mamária - MASTITE !

Oi meninas ! 

Hoje eu vim aqui, embora sem tempo de está aqui att o blog, porque to cheeeeeeeeia de afazeres da universidade e do trabalho pra fazer , vou contar aqui pra vocês o que aconteceu comigo a uma semana atrás, em uma semana muito corrida mais que parei 24 horas minha rotina porque (adoeci ) !

Não sei se algumas de vocês já passaram por isso, ou por alguma coisa parecida no começo de seus períodos de amamentação, mais o fato é : Depois de 1 ano e 3 meses de amamentação eu peguei uma MASTITE ! ;/

Pois é ! Aquela velha infecção mamária que todas vocês já devem ter ouvido falar ...Essa infecção se dá no tecido da mama e é causada por uma bactéria comum (Staphylococcus aureus) encontrada na pele normal. A bactéria entra através de uma rachadura ou fissura na pele, geralmente no mamilo.
O que aconteceu foi o seguinte : Uma semana antes da infecção, eu tinha até feito um post sobre "Mordidas", que o Pedro tava numa fase muito chata e tal, daí, aconteceu dele morder meu peito enquanto mamava , e tipo , na hora ficou doendo e tal, e durante os dias seguintes eu sentia quando ele ia mamar que algo ficou meio que rachado mesmo no mamilo . A bactéria entrou através dessa fissura e causou a minha primeira infecção mamária, e espero que mais nenhuma --' 
Pessoal , é terrível , doe muito !Causou um inchaço absurdo , tive febre, náuseas, fraqueza  e o pior, formou uma íngua sabe, que incomodava muito ! Foi o  inchaço que empurrou os dutos de leite. e o resultado é dor e caroços na mama infectada. Foi isso que aconteceu ;( Não foi uma mastite das graves que deixam o peito super feio e muito infectado não, mais acredito que por que corri logo pro médico pra tratar !


Eu já tinha escutado falar que as infecções mamárias que não estão associadas à amamentação podem ser uma forma rara de câncer de mama, mais como eu amamento não teve nenhum problema, entretanto meu pensamento inicial foi esse : Ai meu Deus, nódulo ? Íngua ? Dor ? Peito ? Câncer de Mama ! Pensei logo no pior né ? Quem nunca ? kk
Pra evitar esse tipo de desespero , mesmo que inicial, o que eu aconselho ... Faça como eu, que embora que estava sentindo muita dor e não queria que o médico fizesse o exame do toque e aquelas outras mil baterias de exames, procurei um MASTOLOGISTA
Na verdade , na verdade , eu imaginei assim : SE FOR INFECÇÃO , EU JÁ SEI QUAL SERÁ O ANTIBIÓTICO ! Mas, meu marido ficou insistindo , meu pai também ficou, então resolvi ir no San Rafael, e me consultar com um mastologista , que me diagnosticou e me receitou qual antibiótico ? O famoso CEFALEXINA , quem nunca tomou né ? kkk Amo esse remédio, ele faz um super efeito em mim, e me curou em 48 horas ! E eu já sabia que ele iria me receitar esse, porque eu amamento e não pode ser qualquer antibiótico ! 
Em relação aos exames, como eu amamento não tive necessidade de fazer aquela bateria de exames que lhes falei, entretanto, a ida no mastologista e uma mamografia ou biópsia da mama é útil para confirmar o diagnóstico e descartar as complicações , como um abscesso por exemplo. 
Devido ao desconforto e à dor, não suspendi o aleitamento de forma alguma, sempre tive consciência de que o leite materno é muito rico em anticorpos e substâncias antibacterianas e  a acidez do estômago do bebê se encarrega de destruir as bactérias e toxinas que venham a ser ingeridas. O que acontece é que muitas mamães  por acreditarem que o leite da mama inflamada está contaminado e fará mal ao  seu filho, suspendem  o aleitamento materno. E este procedimento está errado! A suspensão do aleitamento favorece ainda mais o ingurgitamento da mama e a proliferação das bactérias. O esvaziamento frequente da mama é essencial para o sucesso do tratamento. Ahh pessoal, eu chorei muito de dor enquanto estava amamentando , mais é preciso ! 
O aleitamento materno durante a mastite é plenamente indicado.
Então meninas é isso ! Att aqui com o acontecido, espero que sirva de exemplo e não se desesperem se acontecer o mesmo com vocês ! Procurem seu mastologista e tá tudo certo (Y)
Beijo grande , Thais Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Mãe com Salto Alto. Todos os direitos reservados.
Editado por: La Cerejinha Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo