30 novembro 2015

Seu filho dorme tarde ? 4 dicas para isso mudar !



Se você pensar na sua infância , vai ver como as nossas crianças estão dormindo cada vez mais tarde. Lembro-me que antes era um hábito para mim estar na cama antes das nove da noite, quando hoje (por vezes conversando com as minhas amigas) depois das nove elas sofrem por estarem tentando ainda tarde colocar os seus pequenos para dormir. Não vou mentir que o Pedro por vezes dá um nó cego para dormir cedo também quando dorme no período da tarde. Por mais inofensivo que esse assunto pareça, esses novos hábitos são péssimos para saúde deles e podem causar uma série de consequências na vida adulta vocês sabiam ? Pois é ! 

Nós, adultos, temos uma boa qualidade de vida dormindo seis ou oito horas por noite, mas é preciso lembrar que crianças não são apenas pessoas pequenas, elas têm necessidades próprias da idade. Durante a infância tempo ideal de sono gira em torno de 10 a 11 horas por dia e quando isso não acontece os prejuízos são muitos: irritação excessiva e dificuldade de concentração nas aulas são só alguns dos sintomas que podem estar ligados ao cansaço acumulado.


Muita coisa acontece no corpinho dos nossos filhos enquanto eles dormem. Lembro bem da minha vovó dizendo : “vai dormir senão não cresce!” E hoje sei que esse conselho está coberto de razão porque o hormônio do crescimento é produzido no período noturno. Vi em umas pesquisas que até a obesidade infantil pode estar relacionada a essa privação de sono por muitas vezes. 


Não só dormir cedo como também acordar cedo é importante, pois o sol que os pequenos pegam antes das 9h é o principal responsável pela ativação da vitamina D, fundamental para o crescimento dos ossos.


Eu queria compartilhar com vocês o que tenho feito aqui em casa e caso funcione, vocês podem me contar depois se conseguiram ou não mudar também a rotina em suas casas. N
ão vai ser nada fácil convencer os pequenos a irem pra cama mais cedo. Dependendo da idade, podem levar dias, semanas e até meses para o reloginho biológico deles se adaptar. Mas não desista!





  • Crie um horário para a criança ir para cama. Segui-lo todos os dias é fundamental.
  • A rotina da casa também precisa ser adaptada. Mesmo que a mamãe e o papai não durmam tão cedo quanto a criança, é preciso apagar todas as luzes, diminuir o volume da TV: tudo para que ele entenda que chegou a hora de ir pra caminha.
  •  Esperar a criança sentir sono para colocá-la na cama só dificulta o processo: um corpinho cansado tem mais dificuldades para pegar no sono e dormir bem.
  • Um bom banho antes de dormir relaxa o corpo e assim fica mais fácil pegar no sono.

Gostaram ? Aqui tem funcionado ! O que acham de testarem ai também ? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Mãe com Salto Alto. Todos os direitos reservados.
Editado por: La Cerejinha Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo