22 junho 2014

Dicas de como cortar unha do bebê!


Oi pessoal, tô meio sumida por aqui não é ?
É que me mudei pessoal, e ainda por cima ainda estou sem internet devido a mudança e organização das coisas . Então, estou impossibilitada de fazer meus postes queridos ;)

Resolvi falar de um assunto com vocês, porque essa semana fui visitar uma amiga minha e sua bebezinha e ela me perguntou se quando o Pedro era pequeno eu tinha medo de cortar as unhinhas dele. kkk'
 E gente, vou confessar aqui, este era o meu maior medo ! kkk' Sério !

Era quase que pânico, porque quando meu irmão nasceu, eu resolvi cortar as unhas dele e durante a ação ele chorou horrores, mais tipo,  eu não  arranquei nenhum pedaço do seu dedinho se quer, mais, ele chorou muito, kk, e quando o Pedro nasceu que vi aquelas unhinhas e dedinhos tão sensíveis e miolinhos tive pesadelos de ter que cortar a unha dele. Eu não cortava as unhas dele nem sob tortura , passei um mês sem cortar kkk, até que me senti segura para fazer porque pensei : Ah, eu tenho que perder esse medo !  Hoje ultrapassei esse trauma kkkkk, mais vejo que muitas mamães de primeira viajem tem esse medinho igual eu tinha. 

Hoje em dia O Pedro  facilita demais o meu trabalho, fica só olhando e nem se mexe, parece que sabe do trauma ! kkk  Então,sabendo que há mais mamães com o mesmo medo, resolvi colocar o passo a passo porque não tem como fugir  ? 
Separei algumas dicas pra vocês, e antes de tudo é necessário manter a calma na ação. Vamos a passo a passo ?

  •  Esteja segura para este momento, fique tranquila, não deixe que a criança perceba que você é novata neste caso
  •  Ache o momento da criança, cada criança tem o seu
  •  Procure fazer isto durante o dia, em local de muita luminosidade
  •  Ache um lugar confortável, pegue objetos para distrair a criança
  • Lave bem as suas mãos
  •  Tenha um cortador ou tesourinha de ponta arredondada exclusivo para esta função
  •  Os acessórios para cortar as unhas deverão estar bem limpinhos
  • Segure bem firme o pezinho ou a mãozinha e em seguida, pegue com firmeza o dedinho da criança separando-o dos demais
  •  Concentre-se em um dedo por vez
  • Empurre a ponta do dedo para baixo deixando a unha (parte branquinha) mais acessível
  •  Corte sempre reto, sem mexer nas laterais
  •  NUNCA cutuque os cantinhos das unhas
  • Cuidado para não cortar muito, pois o local incomodará a criança
  •  Deixe o dedão sempre por último. Pode ser que seja mais complicado - Eu fazia assim kkk
  •  Se algum acidente acontecer, lave imediatamente o dedinho da criança com água corrente em abundancia e sabão.

Antes que eu termine o post e me esqueça : Unha de bebe ENCRAVA!
O do pedro nunca encravou, porém já ouvi falar de muitos bebês que já nascem com as unhas dos pés encravadas e, se não for realizado um corte correto, sofrerão sempre com o problema.
 Isso acontece porque a pele forma uma barreira ao seu crescimento e, como a unha não para de crescer e é mais dura, ela penetra na pele  causando dor e ate inflamação.
Um momento bastante propício para o aparecimento delas também é quando os bebês começam a engatinhar. Chutes no berço e carrinhos podem gerar as unhas encravadas.Sapatos apertados costumam ser vilões também. Nas unhas da mão é muito mais difícil acontecer. Quando acontece pode ser por problema de má formação, corte incorreto ou acidentes.
Então ,  se seu bebê está com o esse "probleminha", identifique o porquê primeiro daquela unha encravada. Observe se o sapatinho está apertado, se o macacão com pé está pequeno e fazendo pressão nos dedinhos, se as meias têm costuras grossas ou se o corte está incorreto.

 Após o corte correto e seu bebê ainda sofre com isso, massageie os dedinhos utilizando um creme ou óleo . Dá um alívio na pressão do dedo sobre a unha, fazendo com que aquele momento seja muito prazeroso para a criança. A massagem deve ser feita com cuidado, bem de leve, com movimentos circulatórios ou escorregando os dedos para cima e para baixo. Nunca massageie com força em cima da unha porque como a criança está em fase de crescimento, pode ser que afete a formação.

Então meninas, espero que tenham gostado das dicas ! 
Até o próximo post, beijo grande, Thais Lima ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Mãe com Salto Alto. Todos os direitos reservados.
Editado por: La Cerejinha Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo