06 agosto 2013

O "choro" fala !

Oi meninas ! 
Essa semana de adaptação na escolinha, escutei muito , muitas opiniões relacionadas ao "choro". Eu sempre quis fazer um post sobre choro da criança , os significados e tudo sobre , porque apesar de Pedro não ser um menino muito "chorão" , eu tinha plena certeza que quando ele abria o choro tinha aquele velho significado mesmo e não "manha" ou "birra"" como escutei muito esses dias, tanto de familiares, como de pessoas de fora quando viam ele chorando !




Então , vamos lá !
Em minha opinião , o choro "fala sim " e muito !
E esse desespero e angústia passam a conviver com uma mamãe assim que ela acaba de chegar da maternidade e descobre que chorar é o que seu pequeno mais sabe fazer.

A convivência fará você descobrir que o bebê chora de diferentes jeitos, que cada choro tem o seu significado e qual a maneira de satisfazer suas necessidades e você logo logo vai descobrir que um bebezinho de 12 meses ainda não tem a manha suficiente pra inventar um "choro". Isso quer dizer que "se ele chora " "tem motivo/razão ou circunstância"
A primeira forma de comunicação do bebê com o mundo é o choro e não precisa ser mãe pra saber disso. É a forma mais poderosa e eficaz de conseguir chamar a atenção dos outros para o que está sentindo. O bebê chora para demonstrar que algo o incomoda.




Decifrar o choro do bebê é um desafio que mistura intuição, conhecimento e muita percepção da mamãe. E também tranqüilidade é essencial pra poder decifrar , coisa que tenho tido de montes nesses tempos , porque se a mamãe ficar desesperada com o choro, o bebê sentirá isso e ficará mais tenso do que já se encontra.
E é ai onde quero chegar, na parte de "não deixar o bebe tenso " , porque aquelas atitudes que chamam de " colocar manha no bebe "  como : pegá-lo no colo ou conversar ,não irá prejudicá-lo e também não quer dizer que issoo colocará "manha nele ", mais acalmará o bebê que pode simplesmente querer se sentir protegido e amado.
Cada bebê reage de um jeito. Não é porque o filho da sua amiga chora de forma estridente quando está com fome que seu filho necessariamente chorará da mesma forma.
Quando o choro começar, a mamãe deve pensar em quais são as necessidades do seu bebê. Fome, cólica, estar sujo ou molhado, roupa desconfortável, sono, cansaço, frio ou calor e excesso de estímulo, desconforto emocional como falta de atenção e insegurança podem ser os motivos grandes também.

Pedro está com um desconforto emocional grande por tá indo á escola, acredito que um pouco de insegurança também e esses motivos são causa pra um choro acompanhado de soluços, como se o pequeno estivesse meio "engasgado" de raiva ou brabeza.
Quando Pedro está com :
Fome: Ele geme , semelhante a um apelo que não cessa com carinho, somente com a comida em si, geralmente todos os bebes são assim .
Dor:  Ele grita "agudamente ".
Fralda suja ou roupa desconfortável: É um choro mais fraquinho de incomodo fisico mesmo.
Cólica: Me lembro bem, era um choro agudo e intenso, se esticava e ficava encolhendo as perninhas, teve 1 vez só .
Frio ou calor: Mais uma vez um choro copioso de desconforto.
Excesso de estímulo ou irritação:É um choro meloso que ocorre ao fim de um dia movimentado, é bem rápido esse chorinho.
Sono: Ele sempre fica agitado e com choro nervoso.
Emocional: Esse geralmente é o que ta acontecendo muito esses ultimos dias , estão vindo acompanhado de soluços, como se ele estivesse meio "engasgado" de raiva ou brabeza. E está né ? Ta sendo muito dificil pessoal, essa adaptação dele na escola sem mim ;( Mais estamos tentando né ?  Dias bons e dias ruins, sempre é assim !





Então, acho que o certo é você eliminar através do choro o que realmente ele "não tem " e resolver e não dizer por ai que seu filho de 12 meses ou até menos está com manha e/ou inventando o choro. O certo mesmo é escutar o que ele ta falando !
Obs :
Um bebe de 6 a 12 meses , não sabe o que é manha ou birra. Por isso, se a criança chorar, atenda e verifique as causas do choro.


Espero que tenham gostado, beeeijos e até mais ! 
Thais Lima 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Mãe com Salto Alto. Todos os direitos reservados.
Editado por: La Cerejinha Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo