02 agosto 2013

Adaptação na escolinha - 2 dias !

Olá meninas !

Ontem foi o primeiro dia de aula do Pedro e hoje o segundo então relatar o que vi e depois "o que me foi passado" pelas as educadoras .


Mais de inicio posso dizer que  com certeza depois de completar 1 ano, a adaptação muda um pouco e que o foco principal agora é fazer com que o Pedro (assim como todos os bebes) se acostume à ausência dos papais aqui .





A separação é feita aos poucos, intercalando momentos de aproximação e de ausência, até que o bebê se acostume à rotina na escolinha, mais posso adiantar pra voces que isso não foi nada fácil pra mim ontem --' Não procurei passar muito tempo ao lado dele, então, logo após a "ACOLHIDA" eu me mandei de lá ;)

Também é importante definir uma rotina, com horários e regras, para que os pequenos se sintam amparados, como o Pedro já tinha uma, agora essa é uma nova "rotina" a se formar.

O choro nos momentos iniciais da separação é normal e deve passar logo, à medida que a criança percebe que é acolhida e compreendida. 
Caso o choro persista, ai vai ser sinal de insegurança. Outras manifestações de desconforto são o sono constante, (Pedro sentiu muito sono) a apatia e a recusa em comer. 

Uns sempre se recusam a comer, outros só choram até caírem no sono, outros choram até as vezes vomitar, mais outros se acostumam, kkkk, varia muito de criança pra criança sabe ?

 O Pedro na 'acolhida " se comporta super bem, nas "atividades" também, por vezes "sente falta " - chora --' na hora da "recreação" se "diverte" , dança bastante, brinca ... ai na hora de voltar pra sala de aula que já ESTÁ COM SONO vale se alentar,abre o choro ! 
Mais... é só por questão de : colocá-lo pra dormir mesmo sabe ? Ele dorme muito durante o dia, ai pra mudar a rotina assim, fica um pouco complicado, é algo que se precisa ter cautela !









Cabe ao educador acolher os bebês, reconhecer seus sentimentos e fortalecê-los emocionalmente. 
O que está em jogo é o compromisso em transformar os sentimentos de angústia presentes neste momento em segurança e afeto , base de tudo !

Meu papel to fazendo !

Em algumas reuniões que participei  agir nesses casos com insegurança da minha parte influencia ansiedade nele. Por isso, os responsáveis precisam estar preparados . E mesmo que eu chore longe de dor e saudade , na frente é ser firme e forte ! kkkk





Então é muito cedo pra dizer : Pedro se adaptou ! 
Porque na verdade, só foram 2 dias, e possa ser que ele pense ainda que "não vai ser uma rotina ". Mais eu estou segura que essa adaptação vai está na dependência da orientação da educadora e das auxiliares, que deverá conhecer as necessidades básicas dele, as características evolutivas e ter informações quanto aos aspectos de saúde, higiene e nutrição(todas estas informações estão  sendo passadas por mim).

Então vamos lá... as atividades são como percepção visual, percepção visomotora e coordenação motora, percepção auditiva, linguagem oral , percepções gustativas e olfativas, percepção tátil, tudo que integra o processo de aprendizagem da criança com o processo de socialização.




Caberá à pré-escola estimular e orientar a criança, considerando os estágios de seu desenvolvimento, aceitando-a e desafiando-a a pensar.
Os pais também devem acompanhar a rotina da criança através da agenda escolar, onde a educadora anota recados para os pais ou comunica como foi o dia da criança. 

Então vos alerto que a decisão de colocar seu filho na escola deve resultar de atitude pensada, consciente e segura, a vinda da criança para a escola deve ser preparada.

Essa separação, apesar de necessária, é um processo doloroso tanto para a criança quanto para a mãe, mas é superado em pouco tempo.

Cabe à mãe entregar a criança ao educador, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar o educador com o encargo de retirar a criança do colo da mãe sabe ? E nunca saia escondido de seu filho. 

Esse não é o primeiro nem o ULTIMO post sobre o assunto "escolinha" , creio que semana que vem vou ter que tocar nesse assunto de novo, porque vou esperar completar uma semana na integra pra ver como vão sair as coisas sabe ?

Só que até hoje, é isso que tenho pra partilhar com voces !

Não consegui registrar muita coisa, porque ia subir pra dá aula e também não estava com câmera em mãos, só com o celular ;/ Maaais, aos poucos mostro tudo que é de novidade pra vocês !

Vamos dá uma olhadinha no espaço ? 











Então, é isso meninas, aos poucos vou atualizando sobre isso ok ?
Espero que tenham gostado !
Beeijos, Thais Lima ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Mãe com Salto Alto. Todos os direitos reservados.
Editado por: La Cerejinha Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo