22 janeiro 2015

Com quem vou deixar meu bebê? Voltando ao trabalho.


                                   Você precisa voltar a trabalhar, e agora ?




"Com quem vou deixar meu bebê? "
Qual mamãe não já pensou nisso não e?  Escolinha, avós ou babá ?

Essa é uma das decisões mais difíceis de se tomar. Se você opta pela escolinha, precisa pesquisar bastante e pedir indicações. Optar pela escolinha tem a vantagem da rápida socialização do bebê, ele logo aprenderá a dividir o seu tempo, pois a atenção das "tias" dificilmente será exclusiva para ele. Outra coisa boa, é que raramente ele estará sozinho com alguém, evitando assim qualquer problema de descuido ou maus tratos. Algumas escolas atpossuem câmeras, para que você possa ficar sempre de olho no seu pequeno.

Outra opção é a babá. Existem ótimas profissionais e será uma grande bênção se conseguir encontrar uma delas, kkkk mas a grande questão é: como confiar? A babá vai passar grande parte do dia com o seu maior tesouro, e a não ser que você tenha câmeras por todos os lados, nunca vai saber ao certo o que aconteceu no decorrer do dia. O ideal é que seja uma pessoa de extrema confiança, daquelas que você coloca a mão no fogo mesmo. Existem profissionais que receberam esse dom de Deus, amam crianças, se especializaram na área e vão cuidar do seu filho como se fosse delas, mas se houver alguma sombra de dúvidas, por menor que seja, não arrisque. 
Vemos cada coisa na televisão (e pessoalmente) que não gosto nem de pensar se fosse com meu filho.Se a sua opção for esta, procure como se precisasse encontrar uma nova mãe para o seu filho!

Agora vamos ao foco desse post : os avós!
Na maioria dos casos, eles são mais confiáveis que os próprios pais como dizem por aí, o amor que têm pelos netos são duas vezes o que tem pelos filhos. Então há problema em deixá-los com eles?
Muitos, pode acreditar ! kkk

Os avós foram feitos pra serem avós. Eles precisam curtir os netos sem a obrigação de educá-los. Foram feitos para mimar, ou seja, tudo o que não puderam fazer com os filhos.
É o papel de educador que entra em ação. Os avós não são educadores dos netos, somente uma fonte inesgotável de amor, carinho e mimo. Não é delicioso poder curtir uma vovó que te mima e faz um monte de coisas que os papais não fazem? Claro ! 
E além disso, os avós chegaram (depois de muita luta) na fase de curtir a vida sem responsabilidade com os filhos, podendo assim sair e viajar a hora que quiserem, sem se preocupar com nenhuma obrigação ou satisfação. É um momento muito especial, e não é justo que isso seja tirado deles.

Normalmente quando os netinhos chegam, os avós já não tem mais aquela energia que é tão necessária para a criação dos filhos que eles tinham há 20 anos atrás. Pedir que vovós cuidem de bebês ou crianças pequenas diariamente, apesar de ser confortável para os pais, é extremamente desgastante pra eles. E olha que eu ainda nem entrei na questão de conflitos na educação, que considero um dos problemas mais sérios. 

Começam problemas do tipo : A mamãe, não aceita que os suquinhos sejam adoçados, já a vovó não vê problema algum! Se a vovó for do tipo que cede e faz tudo do jeitinho que a mamãe pede, fica fácil. E se ela não for? Sem contar que existem aquelas que concordam tranquilamente, mas quando a mamãe sai pra trabalhar, fazem tudo diferente (conheço algumas! kkk ). Uma hora isso vem a tona... e o estrago emocional é grande.

A partir de uma certa idade, as crianças começam a fazer birras e malcriações. Na maioria das vezes, a vovó não vai poder esperar a mamãe chegar para corrigir. Como o coração da vovó é mole, ela vai deixar passar muita coisa, inclusive esconder algumas mais graves. E com o passar do tempo, os pais vão ficando frustrados, pois observam em seus filhos reações indesejáveis que foram causadas por excesso de mimo e falta de correção. E como questionar isso dos avós? Se a vovó for a sua mãe fica fácil, mas e se for a sogra? Inicia-se aí um conflito no casamento.

Assim como a escolinha ou babá, a influência que os avós terão na educação e formação do caráter de seu filho será muito grande. Se a vovó costuma dar palmadinhas escondidas da mamãe quando a criança faz arte e ainda pede pra ela não contar, isso terá alguma influência. Se quando o netinho pede doce a vovó dá e também pede para ele não contar, isso também ficará marcado. E um dia pode ser que seu filho solte: "Mamãe, porque eu não posso comer bala antes do almoço, a vovó sempre me dá!". Seu sangue vai subir e o que você poderá fazer? Simplesmente ignorar ou conversar com a vovó. Pode ser que ela aceite e pode ser que não. Ainda existe a possibilidade dela se chatear, pois no seu modo de pensar, tem feito muito mais do que sua obrigação de avó.

Já vi casos da avó pedir que o neto a chame de mãe escondido. (Comum demais e já aconteceu comigo ). Fora as que oferecem o peito para a criança mamar.Na maioria dos casos, é um outro gerador de conflitos.

Muitas mamães precisam deixar seu bebê com a vovó, pois terão que voltar ao mercado de trabalho, seja por necessidade ou opção. O ideal neste caso, é que haja uma conversa muito franca entre pais e avós, logo no início. Nesta conversa, os pais devem expor todos os métodos de educação e criação que eles desejam passar aos filhos e o que esperam dos avós quanto a isso. É interessante que a mamãe prepare uma rotina para vovó seguir, e quando o bebê estiver maior, regras e consequências para os momentos de disciplina. Se tudo for acertado antes, dificilmente terá como dar errado. 

E antes de tomar qualquer decisão, ore a Deus diariamente com seu cônjuge ou pai do seu filho ( se for separada , assim como eu)  pedindo sabedoria e orientação. Fazendo dessa maneira, tenho certeza que a decisão que for tomada será a melhor para a sua família!

                                    Adaptação na escolinha - 2 dias !
                                    O papo é : Pré- escolinha !
                                    Perfeita adaptação na escolinha.
                                   
Beijo grande Boa noite !



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Mãe com Salto Alto. Todos os direitos reservados.
Editado por: La Cerejinha Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo