13 março 2014

Escolinha : Período integral !

Oi meninas ! 
Hoje eu vim falar sobre a minha escolha em colocar Pedro no período integral na escolinha. 
Essa minha escolha pelo integral foi quase que forçada , vocês devem imaginar num é ? kk Ficar ainda mais tempo sem o filho , quem quer ? Nenhuma mãe ! É a realidade. Mas em um post que fiz anteriormente sobre a escolha da escolinha ( O papo é : Pré- escolinha ! ) citei que era de total acordo á pré-escola já que existem também muitos benefícios educacionais para a criança. Com esse ritmo acelerado da vida contemporânea (em especial a minha que está uma loucura) e a necessidade de sustentar a família fazem com que pais e mães passem a maior parte do dia trabalhando. Meu horário é bem lite na semana, arroxa um pouco no final de semana, só que final de semana o Pedro ta ficando com o pai agora , então, os meus dois horários que faço final de semana fico tranquila porque ele está sob cuidado paterno ;)

Com os meus horários e o do pai do Pedro preenchidos e uma loucura de correria com trabalho , universidade etc,  nos vimos em uma situação complicada, até porque meu horário nunca batia com o de pai dele, não dava pra eu simplesmente ter que mudar o horário pelo dele , nem o dele pelo meu . O pedro começou a estudar o ano passado e se adaptou depois de uns dois meses precisamente, esse ano matriculamos ele no período da manhã porque o pai e eu trabalhávamos cedinho. Eu voltada ás 14:00 e o pai ás 18:00, daí eu ia pra universidade e o pai dele ficava com ele. Só que agora tudo mudou, o pai dele voltou ás viagens e meu horário mudou pra mais tarde porque mudei de emprego. Então nos vimos em um beco sem saída , onde ninguém da família poderia ficar com ele pela tarde e também porque sabíamos que quando chegasse essa hora que a rotina ficasse uma loucura optaríamos mais uma vez pela escola, por ser um local seguro, com profissionais qualificados e maior tempo de funcionamento.   

A escola de tempo de integral tem sido uma boa alternativa para os pais deixarem as crianças enquanto trabalham.

Ele ainda está em processo de adaptação nesse período, andei notando algumas mudanças nele após o integral que ainda estou estudando bem o caso. O que mais me doe é saber que não existe outra saída ou solução , PELO MENOS NO DEVIDO MOMENTO,a opção é INTEGRAL, não temos saída. ;/ 

A vida cada dia mais corrida, você corre contra o tempo e ainda tem que se dedicar o máximo e o que resta pra eles que são apenas vítimas de tudo isso. Eu escolhia trabalhar, hoje já não escolho mais , é uma necessidade mesmo, uma obrigação que tenho de sustentar a mim e a meu filho, então, não tem outra saída a não ser submetermos a esse tipo de escolha. 

Segundo alguns psicólogos e pedagogos o ideal é que a criança passe meio período em sala de aula e, o outro, com a família. Como nem sempre é possível, por causa do trabalho dos pais, o período integral também se torna boa opção, desde que sejam seguidos alguns critérios. E um deles é por exemplo, um tempo de qualidade com o leito familiar, eu tento ao máximo possível, mesmo que seja por pouco tempo, passar um tempo de qualidade com o Pedro. Brinco, converso, canto, faço atividades com ele, etc. Ele tá muito inteligente pessoal! 
Bom, o ideal também é que o início das aulas seja bem cedo, entre 7 e 9 horas, me atentei muito em relação a isso porque tipo , eu estava querendo deixar ele ás 10:00 hs porque pego no trabalho ás 11:00, mas não seria o correto. Existem estudos na área de neurociências que comprovam que a entrada da criança na escola após 9 horas da manhã em turno integral colabora muito para o baixo rendimento escolar no caso de crianças pequenas. Então o Pedro chega a escolinha ás 7:00 hs e sai as 17:00 hs. Um horário em que seu rendimento escolar acaba não sendo prejudicado. 



Do ponto de vista dos psicólogos e pedagogos, não há idade recomendada para colocar os filhos o dia todo na escola. A medida pode ser benéfica para crianças de qualquer idade. "Quanto antes o aluno ingressar no estudo integral, melhor será o seu aprendizado"

Quem optar por deixar os filhos, especialmente os menores, durante o dia todo na escola deve ficar atento ao período de adaptação deles, como eu ando atenta também. Porque é normal que as crianças fiquem mais cansadas nos primeiros dias da nova rotina, durmam mais, fiquem manhosinhas. No entanto, se elas ficarem mais agressivas ou silenciosas do que o habitual  ou doentes com muita frequência , talvez seja o caso de rever a estratégia. 

Estou atenta as mudanças de comportamento do Pedro e logo logo vou contar sobre no próximo post porque :


"Quando elas não se adequam a uma rotina, elas somatizam o problema". 


Veja também :    O papo é : Pré- escolinha !

                         Sem culpa de colocar CEDO na escolinha!
                         Adaptação na escolinha!


Beijo grande, até o próximo post!

Thais Lima ;) 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Mãe com Salto Alto. Todos os direitos reservados.
Editado por: La Cerejinha Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo