26 novembro 2013

Alimentação na gravidez !


Oi pessoal! :-) 

Esse finalzinho de ano , estão aparecendo de todo lado novas mamães ! 
Êêêê, nosso grupão de maternidade tá só aumentando - gosto muito disso ! 
Então, nesses últimos dias muitas mamães me peguntaram qual foi a minha  alimentação durante a gravidez e ...
Hoje vamos falar sobre a alimentação no primeiro trimestre da minha gravidez ;)

 Como alguns de vocês sabem, tive muitos enjoos, no início parei de trabalhar, tranquei universidade e ô oi um rebuliço só por causa da perda de peso (perdi 4 kilos por conta dos enjoos ) , nem água meu estômago segurava. Por esses motivos, não fiz nenhuma pratica de exercícios, como natação, uma caminhada e tal ...

Coloquei em minha cabeça que tudo que eu comia ia para o meu bebê, então, evitava ao máximo comer besteiras. Não tomava refrigerante com frequência, carne com gordura e fritura eu cortava também.

Durante minha gestação minha alimentação era basicamente que eu me lembre :

Café da manhã: Torradas , pães , alguns bolos, presunto magro , queijo branco, leite - muito leite kk frutas.

Lanche: Mais fruta, eu lembro que eu comia muuuuita banana kkk. Iogurtes !

Almoço: Carne magra, frango , muita salada verde e legumes cozidos , arroz e sempre feijão

.
Lanche: Ovo cozido eu comia muito, mais frito eu também comia kk, queijo branco. Creme de legumes. 


Jantar: Mingau de aveia  ou uma sopa. Muitas vezes eu comia cuscuz também, mais hoje em dia, não recomendo pra depois das 18:00 da tarde kk 

Bebia muita, mais muita água. Sentia uma sede fora do comum. Outra que eu me tentava pelo doce --' 

Basicamente foi isso. Mais claaaaaaaaaro que tinha dias que eu deixava a dieta de lado, SIM até por que né ? Gravida tem umas vontades loucas kk. Exemplo disso foi  uma madrugada que deixei meu marido louco atrás de nhoque.


Porém , a dica que eu dou a vocês mamães , que estão no período de  gestação é que durante ela, o organismo precisa de maior quantidade de nutrientes, garantindo saúde e qualidade de vida para a mulher e o crescimento e desenvolvimento do seu bebê. 

 A partir do momento que ocorre a fecundação, o sangue da mãe começa a alimentar o bebê, e a alimentação é uma das grandes responsabilidades da gestação, além de passar todos os nutrientes necessários para a formação do bebê.

As dicas são :

 Nº de refeições = 6 (café da manhã, almoço, jantar e lanches nos intervalos);
 Leite : 3 a 4 copos (ou o equivalente em derivados);
 Carne (boi magra, peixe, frango): 2 porções;
 Cereais e derivados (integrais): 2 a 4 porções;
 Leguminosas: 2 porções;
 Hortaliças e legumes: 2 ou + (1 folhoso) vermelhos e amarelos;
 Frutas: 2 ou + (1 cítrica). Eu amava as cítricas , sentia muita vontade de comer !

Não foi tão dificil pra mim porque desde que engravidei, as coxinhas de frango gordurentas passaram a ter aparência muito enjoativa na vitrine da padaria e eu sempre fui fã de refrigerantes, frituras, salgadinhos, lanches, pão francês, tudo de mais saboroso (gorduroso ) kkkk mais na gravidez não me apetecia meeesmo kkk  nada disso eu sentia tanta vontade de comer. 
Precisava controlar  ao máximo minhas vontades, na hora de  trocar os doces por frutas, por exemplo. Antes de colocar algo na boca, sempre me perguntava : “Isso é importante para o bebê? O bebê precisa disso?Fará bem para ele(a)?” . 
Minha paixão por doces parece cada vez mais profunda. kkk Essa dieta de agora tá sendo panck kkk 

Não estava muito  preocupada com o meu corpo, mas sim com a saúde do bebê e da gestação. Nunca tive aquele medo de engordar muito , da próxima não tenho tanta sorte ein kkkk 6 quilos em uma gravidez de 9 meses ? Pura Sorte né ? ;) kkk

Não gosto de prometer por conta dessa minha vida corrida , mas, no próximo post estou pensando em dar dicas de como melhorar os famosos enjôos que não estamos livres durante a gravidez! O que vocês acham ? 

Espero que tenham gostado do post , preparei  com o maior carinho pra vocês! 
Beijo grande, Thais Lima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Mãe com Salto Alto. Todos os direitos reservados.
Editado por: La Cerejinha Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo