10 setembro 2013

A presença do Pai !

Olá meninas !

Nós sabemos a importância que os homens têm para nós, não é ? 
Aquela segurança, ajuda, suporte, enfim… para nós , mas, e para os filhos?  Será que eles são bons apenas em brincadeiras ou nos momentos em que a mãe não está?
Bom ...
Estudos mostram que a presença masculina é mais importante do que pensávamos!!



Na minha opinião e acreditem em  estudos comprovados revelam que os pais são os principais responsáveis por ensinar valores aos filhos como: persistência e esperança( por serem mais firmes, incentivam a autonomia e criam filhos obstinados e confiantes); ambição (pais que dividem as tarefas de casa deixam filhas com ideias igualitárias no mercado de trabalho); autopreservação para uma vida social saudável (a ausência da presença paterna durante a infância pode levar meninas a perder a virgindade mais cedo).
Em estudo comprovado !
Só que o problema é que apesar de sabermos o quão importante eles são, muitas vezes não os deixamos demonstrar isso. Quem nunca usou a famosa frase: deixa que eu faço? ou "Jac" : Já que você não faz nada ! kkkkk.  Falamos que queremos a participação deles e quando a temos, muitas vezes não deixamos.

Aqui em casa é sempre o contrário porque acredito que precisamos deixar que eles façam pra assim não ficarem acostumados a deixar a maior parte da tarefa para nós, temos que mostrá-los a importância de cada gesto. Embora meu marido cozinhe trilhões de vezes melhor que eu, na hora de reclamar com nosso filho (por Pedro ser muito bebê ainda ) ele  fica naquela de : Será ?

E tipo, já faz umas semanas, que eu tenho me calado em relação a autoridade de pai dele aqui dentro de casa e tenho deixado ele impor a forma dele de autoridade sobre Pedro. Minha posição é : Não interfiro e me abstenho kkkkk. Mais é verdade ... Porque o que acontece é que ele via muito o Pai como um ponto de apoio : Eu reclamava e ele ia correndo chorar perto do pai ;/ 
Eu ainda reclamo, só que em uma discussão na escola em que trabalho foram esboçadas umas coisas e então mudamos a forma .Agora : Ele reclama e Pedro vem chorar perto de mim, eu continuo no "não " - (as opiniões e atitudes precisam ser as mesmas pra não confundir a criança )- e ele assim segue tentando se acostumar com a nova ordem .

Na opinião de várias pedagogas é preciso exercitar essas atitudes para que efetivamente o momento entre eles seja rico. 
Por exemplo : Se o pai chega em casa, com a cabeça no trabalho, e coloca um dvd ou video para o filho ver e pensa que está fazendo um benefício, pois ele está entretido e feliz, se engana. Aqueles minutos de intimidade são essenciais para criar o vínculo e dar parâmetros de comportamento à criança. Sejam esses vínculos de "amor " ( que era sempre aqui em casa ) , como os de "autoridade " .
A criança precisa se acostumar com a diferença e atitudes .
Para quem não tem a presença do pai,  é só contar e trabalhar isso com a criança desde cedo (dentro da linguagem infantil). Mas, independente de ter ou não pai, é sempre importante a figura masculina. Já ouviu aquele ditado: Pai não é quem faz e sim quem cria?! Pois bem, não se sinta culpada quando o pai do seu filho não é presente.Tenha uma posição firme e demonstre para ele os princípios como se o pai  estivesse.
Agora, em minha opinião,no caso de casais separados, precisa-se pensar na criança. Mães e pais são vínculos eternos pessoal , acreditem , não se deve falar mal do outro
Se vocês acompanham os postes sabem : Aqui em casa a ordem é : Fazer o pai  participar sempre  da vida do filho ! 
Meu marido compartilha tudo com o Pedro e acho isso muito importante , um programa só eles não é pra ser deixado só pro dia dos pais não ... Aqui é assim ,agora ainda mais, como uma figura de autoridade !
É ótimo para as crianças, faz bem aos pais e a nós, pois nos da um tempinho de folga, não é ?
Nessas férias os dias eram todos do pai, ele que se encarrega de trocar as fraldas, dar banho e acordar para pegá-lo e fazer as brincadeiras. A mamãe aqui era  apenas responsável pelo mamar e informações de onde as coisas estão. kkkkkkk





Mais no dia-a-dia não muda muito, a felicidade que o Pedro tem em olhar para ele diz tudo!
Pra vocês terem uma noção, se ele aparece na tela do notebook , ele associa logo e chama com   alegria. Tudo aqui em casa é dividido , é o certo ;)



E ai como funciona na casa de vocês?
Espero que tenham gostado, Beeijos e até a próxima ! 
Thais Lima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Mãe com Salto Alto. Todos os direitos reservados.
Editado por: La Cerejinha Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo