18 agosto 2013

Consulta : Útero em ordem !

Oi meninas !
Depois que viramos mamães nossa prioridade sempre será a saúde dos nossos filhos, sempre é e isso, não muda , mais também temos que pensar em nós porque se não tivermos saúde como poderemos cuidar deles né ?



Semana passada fui fazer uma revisão de Útero, e conversando com as mulheres da espera percebi que muitas mulheres ignoram um pedido de socorro do útero, porque o útero avisa quando devemos ir ao médico .
Dessa forma fica mais fácil saber quando eles ficam vulneráveis a desenvolver aquelas doenças como endometriose, mioma, pólipos, sinéquia e até câncer.
É importante ser realizado os  exames como o papanicolau e ultrassom transvaginal, porque eles são identificadas a partir desses exames e quanto mais tardio o diagnóstico, mais difícil é o tratamento.
Então, continuando, semana passada fui a consulta ao ginecologista embora eu odeie de coração ir a esse tipo de consulta pelo fato de ser super doloroso, (eu acho) e incomodo. 
Mais de qualquer forma, consulte-se com um ginecologista uma vez por ano ou ao menor sinal de problema. 
O médico me passou uma listinha básica  de algumas urgências que podem virar caso de consulta ao ginecologista. 
São elas: 
Hemorragia ou falta de menstruação:  Se o fluxo variar muito, sinal de alerta, Dores na hora H: É na penetração ou ela vem do útero? Inchaço: É normal apenas antes da menstruação, depois não .Cólicas: Se forem fortes a ponto de lhe causar ânsia de vômito, Cheirinho ruim: Anão é normal a secreção vaginal  ter odor forte e Infertilidade: Dificuldade para engravidar , que pode ser endometriose.
Então, sentiu algo? Vá pro médico! 
Na consulta o médico falou que estava tudo ok ! (para nossa alegria kk)
Fui fazer a papanicolau, chata que só ela né ? Mais é o jeito ! Essa consulta precisa esta em dias, porque é nela que é detectada o Câncer de colo do útero. Papanicolau é intravaginal,os processos são incômodos, mas é insignificante pensando na detecção de doenças, etc.
Abaixo um leve resumo das doenças que podem se desenvolver se não estiver em alerta e em dia nas consultas, pesquisei um pouco sobre , além do que eu já sabia pra tá dando uma mostrada aqui pra vocês . 
Primeiramente o tão conhecido :
Mioma: Que é um tumor benigno que se alimenta de estrogênio. Vejo muita gente falar que já teve. O tratamento anula a produção desse hormônio. Em alguns casos, ele é retirado em cirurgia. Uma curiosidade é que a doença é mais comum entre mulheres negras.
A segunda é a :
Endometriose: Conhecida também, em vez de ser eliminado na menstruação, o sangue gruda na parede do útero, o endométrio ai ele atrofia, causando dor e dificuldade para engravidar. O tratamento é clínico ou cirúrgico.
Tem também a :
Sinéquia: Pouco conhecida. As paredes do útero grudam. Surge após processos infecciosos, inflamatórios ou abortos. Precisa de cirurgia !
A quarta é a :
Pólipos: Que são pequenos tumores que se formam na cavidade do útero e podem causar infertilidade. A paciente faz  uma microcirurgia pra resolver.
E a muito conhecida :
Câncer de colo do útero: O HPV é a causa. Surgem lesões na mucosa da vagina, imperceptíveis a olho nu. Preocupante , porque se o diagnóstico demora, pode evoluir para câncer. Por isso sempre é bom manter o papanicolau em dia.

Então meninas, é isso ! 
Não esperem sentir algo pra frequentarem as consultas ! 
Espero que tenham gostado das observações, Thais Lima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Mãe com Salto Alto. Todos os direitos reservados.
Editado por: La Cerejinha Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo