24 julho 2013

Guia prático para a alimentação entre 1 ano e 1 ano e meio!

Oi meninas!

Semana passada fui  a mais uma consulta á  pediatra , e desta vez demos prioridade a alimentação dele, que mudou um pouco já que o paladar dele está se formando melhor.

É uma ótima fase para iniciar uma boa educação alimentar. Vale a pena expô-lo apenas a sabores mais suaves, naturais, em vez de acostumá-lo a temperos fortes e artificiais, o que muita gente faz ;/

Então vamos as informações dadas né ? 


Depois do primeiro aniversário, você pode adotar fórmulas infantis em pó enriquecidas com ferro e vitaminas, se seu pediatra preferir. E, é claro, pode continuar amamentando, pois os especialistas recomendam o leite materno até pelo menos 2 anos. 


Procure oferecer entre 350 ml e 450 ml de leite por dia, não mais do que isso. O excesso de leite não vai deixar espaço para outros alimentos, que possuem outros nutrientes igualmente necessários. Se seu filho não gosta de leite, tente oferecer outros derivados, como mingau, queijo, requeijão, iogurte ou sobremesas lácteas. Três porções de iogurte, queijo ou leite por dia já são suficientes. Pedro prefere mais os derivados do que o leite em si,acredito que seja porque ele mama ;)


Enquanto estive em BH esses ultimos 15 dias que fiquei em postar , tive que fazer das tripas corações para deixar a comida mais interessante , porque ele estava inredutivel, enjoado pra comer ;/


E ai que fiz bastante festa quando  ele demonstrou que gostou do pratinho do almoco que dei a ele kkkk.


Vale a pena apelar para a criatividade: você pode criar uma "paisagem" , eles observam , acredite !








Eu fiquei muito desesperada quando Pedro estava enjoado para comer


Então, não precisa ficar desesperada se seu filho estiver comendo bem mais ou bem menos que as quantidades descritas aqui. Elas servem somente como base. Em caso de dúvida ou preocupação, converse com o pediatra. 


Então o cardápio que a Pediatra passou pra ele foi : 


- Leite materno ou integral.


- Outros derivados de leite: queijo, iogurte

 integral, requeijão, sobremesas tipo pudim de leite condensado 

- A mesma comida do resto da família, só que cortada em pedaços bem pequenos ou levemente amassada sem temperos muito fortes.


- Cereais matinais fortificados com ferro, mingaus 


- Carboidratos: pão, macarrão, arroz, batata. 


- Todas as frutas. Você já pode experimentar as mais ácidas, como abacaxi, e as vermelhas, como morango. 


- Fontes de proteína (ovos, agora já com a clara; carne moída ou cortadinha, frango, carne de porco, fígado e miúdos, peixes sem espinha, feijão). 


- Todos os tipos de suco. 






E a quantidade de cada coisa por dia :


- Leite e derivados: 2 a 3 porções (1 porção = meio copo de leite, 10-20 gramas de queijo, 1 iogurte pequeno) 


- Cereais e grãos: 4 a 6 porções (1 porção = meia xícara de cereal, 1/4 de xícara de macarrão ou arroz, meia fatia de pão de forma ou meia bisnaguinha) 


- Fruta: 2 a 3 porções (1 porção = 1/4 de xícara, ou meia banana, meia maçã) 


- Hortaliças: meia xícara (chuchu, purê de cenoura, verduras cozidas etc.) 


- Proteínas: pelo menos 2 porções (1 porção = 2 colheres de sopa de carne moída ou picadinha; 1 ovo; meia xícara de feijão) 


- Suco: até 120 ml 





Então meninas, é isso ;)

Espero que tenham gostado ! 
Beeijos, Thais Lima .
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Mãe com Salto Alto. Todos os direitos reservados.
Editado por: La Cerejinha Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo