04 fevereiro 2015

10 frases que você nunca deve dizer a uma mãe de primeira viagem



Muitas vezes, em um esforço para nos ajudar, ou nos aconselhar, as pessoas não percebem que estão nos prejudicando; de que sua experiência como pais ou mãe não se aplicam amplamente a todas as mães que estão criando um bebê e assim eles ou elas acham que sabem melhor do que nós quando nosso bebê está com frio, quando está com fome. Acham que sabem se o bebê está chorando porque está com sono, porque algo está doendo, assim como acham que você, que é a mãe, não sabe nada kkkk. 
Sim, há pessoas queridas ao nosso redor que sempre estão dispostas a nos ajudar neste difícil e belo transe de ser mãe, mas há muitas pessoas que dão conselhos ou opiniões sem que você peça e criticando sua criação, isso nos irritam ou acabam com nossa paciência, justo quando temos uma revolução hormonal e precisamos de apoio mais do que nunca.

Hoje vim compartilhar com vocês , dez frases que eu acho que NÃO deveriam ser ditas nunca a uma mãe de primeira viagem.





1. "Coitadinho, ele está com fome"

Os bebês não choram apenas porque estão com fome e se ele chupa a mão nem sempre significa que está com fome; os bebês chupam a mãozinha e colocam tudo na boca normalmente: é sua maneira de conhecer o mundo, e também choram por outros motivos.

2. "Vai se acostumar a ficar no colo"

Os bebês choram porque não sabem falar. É sua maneira de comunicar-se, e às vezes nos pedem para pegá-los no colo. Se você é do tipo de mãe que tem vontade de "escutar" a seu filho quando ele pede, vá em frente. Se seu instinto diz para pegá-lo, então pegue-o. O tempo passa muito rápido, e quando menos esperar estará correndo pela casa toda e, acredite, chegará o momento em que você vai sentir falta dos dias em que ele deixava você pegá-lo no colo.

3. "Dê e a mamadeira e ele vai dormir a noite inteira".

Muitas vezes as pessoas estão determinadas em lhe dizer como você deve alimentar seu filho. Dar de mamar é o melhor que há para nosso bebê, não há nada que possa substituir o alimento que o peito fornece. Além disso, é um conselho infeliz para os primeiros meses de vida, já que se o bebê se acostuma a tomar leite de fórmula, a produção de leite materno pode ir diminuindo.

4. "Não o acostume a dormir no peito, depois você não poderá tirá-lo mais"

Eu ainda não vi ninguém com 20 anos que continue mamando no peito da mãe e pegue no sono assim. kkkkk
Chega um ponto em que o bebê sozinho vai amadurecendo neurologicamente e já não precisará do peito ou chupeta para dormir. Consegui tirar o peito do Pedro de forma fácil e essa afirmação não procede. 

5. "Não coloque em sua cama, depois ele não vai querer sair"

O mesmo que acima: Alguém dormiu com seus pais até os 30? Tem mais benefícios do que desvantagens, então se você é do tipo de mãe que opta por dormir com seu bebê, vá em frente. Confie em seu instinto materno. Faça o que você sentir e não o que lhe disserem. Também consegui tirar o Pedro da cama compartilhada sem muitos esforços. 

6. "Você o mal acostumou a estar com você e agora ele não quer ir com ninguém".

 Isso se chama apego seguro, e é a melhor ferramenta que podemos dar aos nossos filhos para que cresçam independentes e seguros. Pouco a pouco vão fazer contato com o mundo externo e irão tornar-se mais sociáveis, mas é natural que um bebê de seis meses só queira estar perto de sua mãe quando há estranhos por perto, e isso não significa que a criança não seja sociável.

7. "Ele tem cinco meses, já deveria estar comendo"

A OMS recomenda que os bebês até seis meses de idade tomem exclusivamente leite materno, ou em sua falta, leite de fórmula. A alimentação, após seis meses, tem apenas um papel complementar e tem, mais que nada um papel divertido e de aprendizagem. Após o primeiro ano de vida, aí sim a alimentação já é importante, pois tem um papel nutritivo. 

8. "Depois de seis meses seu leite é aguado"

Nada está mais longe da realidade. O leite materno é o melhor alimento que há para um bebê até o primeiro ano de vida, possui todos os nutrientes e as defesas que ele precisa, e mesmo após os seis meses continua sendo tão nutritivo quanto no começo. Faça-se de surda, continue alimentando seu bebê com leite materno, que além de nutrientes também lhe dá muito amor.

9. "É que o seu leite não o satisfaz"

Como eu escutei isso durante os primeiros 30 dias . kkk Um bebê de um mês toma o tempo todo. Essa frase pode desestabilizar qualquer mãe, e ela pode cometer o erro de acreditar. É importante que como mãe você saiba que seu leite satisfaz sim e foi feito especialmente para seu filho. Se um bebê pequeno chora, isso não significa que está com fome: pode precisar trocar a fralda, ou pode estar com frio ou com alguma dor ou incômodo. Além disso é normal que mamem a cada duas ou três horas, inclusive há ocasiões em que precisam fazê-lo a cada uma hora. Logo esse horário vai se regulando, então é importante dar-lhe tempo e muita paciência.

10. "Dar de mamar é uma escravidão"

A amamentação é um ato de amor, nada mais errado do que descrevê-lo como uma "escravidão". Mais escravo pode ser sair de casa com o leite em pó, mamadeiras, água quente, recipientes térmicos e encontrar onde esquentar a água. A amamentação é como um "express-service", está lá na temperatura certa para nosso bebê, a toda hora e lugar que formos.
Então, relaxe mamãe. Ninguém disse que era fácil. Às vezes nos deparamos com pessoas que obscurecem este belo momento e nos fazem sentir vulneráveis e incertas. O amor é a chave, não existem receitas mágicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Mãe com Salto Alto. Todos os direitos reservados.
Editado por: La Cerejinha Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo