Oi meninas !
Nossa, quanto tempo que eu num posto né ? Pessoal, atire a primeira pedra quem não está passando por essa correria louca de final de ano, onde temos : Término de semestre na universidade, trabalho, casa e vida social pra dá conta ! ;O
Olhe, confesso que a correria tá tão grande que até meu projeto #mamãesarada parou por um tempo, porque tô sem tempo meeeeeeeeesmo de ir á academia ;/ kkk
Mas enfim, o que eu venho falar hoje tem muito haver com isso de "ROTINA" , só que não em relação a mim, e sim, em relação ao Pedro.
Eu sempre soube da importância da rotina para as crianças. Ter uma rotina diária com atividades programadas , com tudo certinho deixa a criança segura, contribui em muita coisa, dá autonomia e faz com que ela (a criança) tenha mais disciplina.
Sempre soube que o ideal mesmo é seguir todos os dias um roteiro, com horários e uma sequência de atividades que seja compatível com o estilo de vida da família.
Na teoria sempre é fácil né? No meu caso a prática estava sendo algo que eu estava conseguindo também, só que de uns tempos pra cá , quando a MINHA ROTINA mudou ,A ROTINA DO MEU MARIDO mudou , ai a coisa ficou bem difícil e cometi muitos erros no percurso nesses últimos tempos ;/
Até o Pedro completar um ano eu mantive as atividades dele bem regradas, regradas de verdade, em relação a hora de acordar, de comer, de brincar, tomar banho, dormir... sempre era eu quem dava a comidinha a ele, sentava com ele pela manhã pra dá o café da manhã também. Mas um conjunto de mudanças e de coisas que foram acontecendo mudou muita coisa e a vidinha dele que era tão certinha, foi virando uma pequena inconstância ;(
Quando digo INCONSTÂNCIA, tô querendo afirmar que a vida dele tá meio que passando por uma variação de rotina sabe ? Com uma certa instabilidade diária do que se vai fazer ,uma certa mobilidade em relação aos dias seguidos por conta da inconstância do tempo. Porque , ele depende de mim, e do pai dele , então , se nossa rotina muda, a dele provavelmente vai dá um giro muito grande.
O que na verdade eu tenho observado é que a escola tem me ajudado muito nessa etapa meio louca da minha vida sabe ? Porque assim, é um lugar onde ele todo dia "FAZ AS MESMAS ATIVIDADES ", então lá, ele não sente impacto nenhum de mudança, o que faz com que ele se situe melhor na rotina dele. Ele já percebe que a escolinha é uma atividade diária dele.
Pela manhã, quem tá dando café da manhã a ele não é mais eu , e sim o pai!
A tarde dou o banho dele e como já estou me arrumando pra ir trabalhar e organizando mochila, essas coisas pra levá- lo á escola, na hora do almoço quem dá é o pai também.
Levamos ele na escola,e na hora de buscar, pegamos ele juntos (eu e o pai ).
A noite dou a comidinha dele e corro pra universidade. Nos primeiros dias ele ainda dormia , mais agora ele espera eu chegar da universidade, e eu o coloco pra dormir. Cada dia foi ficando mais difícil fazer com que ele dormisse no horário certo, então como ele já sabe que eu vou chegar bem depois,ele me espera até que eu o coloque pra dormir. ;/
Embora eu procure me organizar,tenho horário de trabalho e universidade para cumprir, e isso em relação a filhos nem sempre é vantajoso . Precisa de muita disciplina e regra, e muitas vezes falhamos nisso , porque em alguma coisa não iremos ser 100 %.
Isso tudo se refletiu no comportamento do Pedro também, é claro, a criança sente a mudança de rotina. Então pensa numa pessoa esgotada e louuuca que estou !
Eu e meu marido conseguimos enxergar isso desde o começo da mudança de rotina sabe ? Só que estávamos meio que sem soluções cabíveis, víamos que, pequenas exceções foram virando a regra, e a regra do Pedro estava toda bagunçada, o que não pode acontecer, mais é o que acontece com quase toooooooooodas as familias e mamães que eu já conversei sobre, e que conheço! A não ser que a mãe não PRECISE TRABALHAR, e fique o DIA COM O SEU FILHO. ;) que não é o meu caso - haha .
Então, resolvi dá um basta e reorganizar tudo: Onde trabalhar, como trabalhar, horários de trabalho, horários de escola, cadeiras da universidade, desmame,alimentação etc etc . Tudo isso são coisas que eu já tô tentando reorganizar da forma que eu acho que vai dá certo e logo logo vou tá contando a vocês.
Esse post foi mais uma forma de mostrar a quem " tá passando o mesmo que eu " , que é tudo questão de paciência, organização, e que em alguma hora temos nós (mamães) que passar por esse momento mesmo, é uma forma de alerta que recebemos não para nos culparmos e sim para REorganizarmos o que já fazia parte de nós.
Força ,coragem e paciência que daqui pra frente começa a complicar, kkkkk, educar é mais difícil do que eu imaginava, kkk.
Não se desesperem , tudo dá certo ;)
Espero que tenham gostado do post, beeeeeeeijo grande e fiquem atentas as novidades !
Thais Lima.