01 setembro 2013

7 dicas que toda mãe quer saber ! ( Manual de Primeiros Socorros)

                                        

O post de hoje vai ser de muuuuuita utilidade para as mamães de primeira viajem, assim como eu !
Porque ? Porque toda mamãe necessita de um "manual de primeiros socorros " já que NÃO RECEBEMOS assim que nos tornamos mamães ne ? kkk

Esse manual é de muita utilidade na hora da dúvida pessoal, é um super resumo de tudo que pode acontecer com seu bebe , o porque que está acontecendo, e que quando acontecer, você saberá como agir , como : Febre,Vômitos, resfriado e pneumonia,cólicas, diarreia, engasgamento e pele !

Vamos as dicas ? 
Aproveitem! 




1- Febre
Se você achar que a criança está quentinha, meça sempre a temperatura com o termômetro antes de qualquer coisa (se você a levar ao médico dizendo que ela teve febre sem saber de quantos graus foram, ele não vai acreditar)
Conceito básico: FEBRE é temperatura acima de 37,8 º C. Menos que isso é estado febril e é normal. Até dente nascendo pode dar febre.
Se a criança está com febre, antes de qualquer coisa dê algo para ela baixar:dipirona ou paracetamol (Tylenol), Ibuprofeno - sendo sempre 1 gota por peso.
Banho morno para frio também ajuda.
- Criança com febre com MENOS DE UM MÊS —- Pronto Socorro AGORA! 
- Prostrada, molinha, sonolenta – PS agora!
- Com manchinhas vermelhas pelo corpo – PS agora!
- De 1 a 3 meses – É bom levar ao médico
- Maiores que 3 meses – observe durante 3 dias alguma mudança (cocô, manchas na pele, gengivas inchadas, dores) se não houver nada, leve ao médico.
Não estranhe se o médico disser que os exames não apontam problema algum e pedir para você voltar para a casa e observar a criança (isso é claro, se ela estiver mais ou menos bem) .Um bebê pode ficar até 3 dias com febre antes da causa aparecer.
2- Resfriado e Pneumonia
Bebê com nariz entupido tem uma baita falta de ar, pois eles respiram basicamente pelo nariz. É só pingar com o conta-gotas, algumas gotinhas de Rinosoro, Sorine ou Soro Fisiológico, principalmente na hora de dormir que melhora horrores.
- Tosse seca, nariz escorrendo clarinho, febre baixa (até 38,5) é RESFRIADO, relaxa que passa sozinho.
- Tosse com catarro geralmente melhora com INALAÇÃO de 5 ml de soro fisiológico e também não precisa se alarmar, passa.
- Tosse com catarro amarelo ou verde, nariz escorrendo amarelo ou verde, febre alta e falta de ar (esta, principalmente) já podem ser sintomas de INFECÇÃO PULMONAR e vale a pena levar ao hospital.
- Chiado ou falta de ar (em qualquer grau) vale sempre ser visto por um médico (no consultório, mas se a criança estiver cansada demais, leve ao PS)
3 - Vômitos
Depois que a criança mama é normal voltar sempre um pouquinho. Vale o clássico mantê-la em pé até arrotar.
Se após toda mamada voltar MUITO ou TUDO, leve ao médico
4 - Diarréia
Conceito básico: cocô normal de criança pequenininha é mole, amarelo (até meio verde) e fedido mesmo.
Diarréia é caracterizada pelo cocô mole como ÁGUA.
- Se nas fezes aparecerem sangue ou muco, leve ao médico
- Criança com infecção intestinal ( virose) não come muito bem, vomita, tem bastante diarréia e pode ficar meio caidinha, com  febre baixa.
O importante é não deixá-la desidratada: ofereça líquidos (soro caseiro, água, suco, chá, leite – vale o que ela aceitar. Se for bebê menor de 6 meses, ofereça só o peito) à vontade, em pequenas quantidades (se der muito de uma vez, é capaz de ela vomitar), o tempo todo, principalmente após a evacuação.
 - Sinais clássicos de desidratação: choro sem lágrimas, olho fundo, saliva grossa, boca seca (pra saber puxa a chupeta e não faz fio), ficar sem fazer xixi por mais de 4 horas.
- Se aparecer algum desses sintomas e a criança estiver vomitando muito ou aceitando pouco ou nada de água, vá ao PS. Senão, tenha paciência que em menos de 1 semana a virose passa sozinha.
Se a criança vomitar 1 ou 2 vezes e estiver aceitando mal a comida ou água é porque ela está enjoada mesmo. Vale dar Dramin gotas (uma gota por kg do bebê) de 6/6 hs, máximo de 75 gotas por dia) para melhorar.
Mas não insista se não melhorar nada depois de um dia com Dramin, nem dê se ela não estiver vomitando, senão ela vai dormir o dia inteiro.
5 -Cólicas
Bebê chorando e se contorcendo provavelmente é cólica.
Massagem na barriga (sentido horário) e bolsa de água morna (cuidado para não queimar!) ajudam.
- Também pode dar chá de erva doce (a não ser que esteja só no peito) ou dimeticona – Luftal - 2 a 6 gotas, 3 vezes ao dia.
- Deitar o bebê de barriga para cima e empurrar suas perninhas (joelhos dobrados) em direção à barriga também ajuda a expelir gases e pode melhorar.
- Se nada melhorar, tenha paciência. Criança tem cólica mesmo, acredite, vai passar.
6 - Engasgamento
Se a criança engasgar, deite-a de bruços (sobre sua perna ou braços) e dê pancadinhas no meio de suas costas. Se ele engasga sempre, leve ao médico.
7-Pele
Tire sempre toda a pomada e reaplique novamente a cada troca de fraldas.
- Se aparecer uma assadura diferente, com bolinhas vermelhas, pode ser infecção por fungos: coisa boba, é só levar ao pediatra e passar a pomada certa (nesse caso, nistatina)
 - Uma picada de mosquito pode dar alergia e espalhar várias bolinhas vermelhas pelo corpo (como várias picadas). Coça para caramba, então não esqueça de cortar as unhas do bebê. Se mesmo assim ele insistir e chegar a se machucar, ponha luvas.
 - Se estiver se coçando muito a ponto da criança chegar a chorar, você pode tentar xarope de loratadina (para bebês cima de 6 meses) 5 ml 1 vez ao dia, mas atenção, dá um pouco de sono.
- Bolhinhas de água no rosto e no corpo do bebê são por causa do calor, é normal e passa sozinho. Tente usar sabonete neutro, sempre.
- Infecção de pele parece picada mas aumenta rapidamente. Se tiver pus e dar febre: leve ao médico.
-Qualquer outro sinal: manchas, ardências etc, fora do comum: leve ao dermatologista.
Espero que tenham gostado do manual ! 

Esse manual foi passado pela a pediatra Denise Rocha e eu achei o máximo quando assisti e quis repassar tudo que aprendi pra vocês. 

CURTA : FAN PAGE
SEGUE: INSTAGRAM
INSCREVE : CANAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Mãe com Salto Alto. Todos os direitos reservados.
Editado por: La Cerejinha Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo