Oiii meninas !
Então, muito muito atarefada com o aniversário de Pedro, mais tô tentando pensar em outra coisa a não ser isso kkkk, e aí aconteceu que meu super heroi em dentes , PEDRO, já esta mais uma vez apresentando SINAIS, de nascimento de mais 2 , novamente ! 11 meses, quase 6 dentes, aaain *_*
E ai não pude deixar de perceber, que sempre ocorrem aparições de febre nele, e dessa vez não, dessa vez , surgiu DIARREIA ;/
Mais tipo assim, de inicio as mamães de primeira viagem sofrem um pouquinho pra poder descobrir se é realmente diarreia ou não , como eu sofri e nada como mais um post de experiências aqui né ? ;)
Então , vamos lá ...
Ai você pergunta : Thais e como você tratou a diarreia do Pedro ?
E eu respondo: Não sou pediatra, mais vou a consulta delas kkkkkkkk, e irei dá umas dicas a vocês porque já passei por tal experiencia né ? kkk...
... e tratei assim a diarreia, para bebês que só mamam, mantenha a alimentação normal (peito ou leite industrializado), desde que ele esteja mamando bem e para crianças um pouco mais velhas, além do leite materno ou do leite industrializado em pó, dê mais água do que você ja costuma dá, fiz assim com PEDRO , hidratei muito e ele super melhorou, ou também cê pode dá soluções especiais para a reidratação, como o soro caseiro.
Quando o bebê é recém-nascido, é muuuuito difícil não pensar em diarreia com aqueles cocôs tão frequentes e tão molinhos, e eu lembro bem que , para isso, você vai precisar saber como é o cocô normal do seu filho, o que varia dependendo se ele mama no peito ou toma fórmula de leite em pó ;)
O cocô de bebês amamentados normalmente é amarelo, mais para o líquido, e a frequência pode chegar a cinco vezes por dia.Verdade ! Se ele mama, ele pode fazer cinco vezes cocô ao dia, e por isso surgem muitas duvidas na cabeça da mamãe se o bebê está com diarreia ou não ! É que à medida que o estômago dele enche de leite, todo o trato intestinal é estimulado, o que provoca o reflexo de defecar.
Depois de um mês, mais ou menos, a maioria dos bebês amamentados no peito começa a fazer cocô uma ou duas vezes por dia e os que tomam fórmula de leite podem fazer cocô só uma vez por dia e ter as fezes bem mais sólidas.
Então, é super normal que o intestino fique solto de vez em quando ok ? Mas, se o bebê começar a fazer um cocô malcheiroso, aguado demais ou até demais com filamentos de muco, ou fizer cocô todas as vezes que mama depois de 1 mês de idade, apresentar febre ou parecer estar emagrecendo, provavelmente é diarreia.
É que quando o nosso bebê faz muito cocô durante o dia, e as vezes esta mole agente acha : É DIARREIA !
E não, não é bem assim ...
Sabiam que a causa mais comum de diarreia é um vírus chamado rotavírus ?
Pois é , e como TODAS SABEM já existe vacina gratuita para o rotavírus no calendário de imunização nacional. Fiquei sabendo através de dados que antes dessa vacina, quase todas as crianças pegavam esse vírus até completar 5 anos ;(
Além das infecções virais e bacterianas, a diarreia em bebês também pode ser causada pela preparação incorreta de fórmulas de leite em pó,muuuuuuito cuidado na hora de só juntar o leite e bater com água fria ... por resfriados, pelo uso de antibiótico, por alergias ...
Mais bons hábitos de higiene ajudam a diminuir o risco de diarreia, porque os micro-organismos que a provocam muitas vezes são transmitidos da mão para a boca.
Por isso, lave bem as mãos com água e sabonete por pelo menos 15 segundos depois de trocar fralda de cocô ou de usar o banheiro. Tô ficando neorotica em relação a isso, e lavo MESMO kkk
E em relação a água de coco que é uma duvida que sempre surge também , ela pode ser usada em conjunto com o soro ou outras bebidas de reidratação, mas não sozinha, porque ela não possui a quantidade de sal necessária.
E nunca , NUNCA, dê remédios contra a diarreia para crianças de menos de 12 anos, ja presenciei e os efeitos colaterais podem ser bem perigosos ;/
Para as mamães que dão o leite materno ao seu bebê, parabéns pois os bebês que mamam no peito correm menos risco de ter diarreia. Sim, sim ! O leite materno possui elementos que inibem a proliferação dos micro-organismos que causam a diarreia.
Então a menos que o bebê esteja vomitando, você pode continuar dando os alimentos sólidos a que ele está acostumado. Tradicionalmente segui os alimentos preferidos para os casos de diarreia aguda e dei a Pedro : banana, arroz, maçã (raspada ou cozida) e torrada. Deu super certo ! (y)
E... não se preocupe se seu filho se recusar a comer durante uma crise de diarreia. Aconteceu comigo e eu fiquei DESESPERADA , porque mesmo que isso aconteça o MAIS importante é que ele tome bastante líquido para evitar a desidratação.
Então meninas a diarreia pode ser preocupante se durar mais que dois dias, ai consulte o médico.
O maior perigo é o de desidratação mesmo , portanto busque socorro médico imediato se seu bebê der sinais de alerta como os lábios secos, adormecimento (letargia), choro sem lágrimas, moleira funda, palidez nas mãos e nos pés, xixi muito amarelo ou em pequena quantidade, se ele se recusar a tomar líquidos, estiver com febre há mais de 24 horas,apresentar sangue nas fezes,estiver vomitando, além da diarreia, há mais de 24 horas e estiver com a barriga inchada, ai consulte o médico.
Pedro tava muito inquieto e irritado por causa da diarreia, então mimei ele bastante e trocava a fralda assim que estava suja. É muuuito difícil evitar que venham as assaduras, infelizmente e elas podem incomodar mais o bebê que a diarreia em si, então ai você usa uma camada espessa de pomadas preventivas a cada troca de fralda, sempre secando bem o bumbum antes,e NÃO LIMPE COM LENÇO E SIM ÁGUA EM ABUNDANCIA para evitá-las E EVITAR QUE MACHUQUE A PELEZINHA DELE !
Dependendo da causa da diarreia, o médico pode prescrever antibióticos. Lembre-se de jamais dar remédios contra a diarreia para seu filho, pois eles podem agravar a situação. O conselho vale também para adultos.
Espero que tenham gostado das dicas !
BOA NOITE , Thais Lima .
Nenhum comentário:
Postar um comentário