13 fevereiro 2013

As temidas Vacinas e suas reações!


Então meninas... esses dias uma recém -mamãe me ligou para perguntar se a vacina BCG tem alguma reação como febre e dor. Expliquei para ela que essa primeira vacina não tem reação nenhuma e que ela podia ficar tranquilissima. Por isso resolvi postar aqui algumas informações sobre vacinas como :

- dar vacinas em clínicas particulares...
A maioria do lote de vacinas dos Postos de Saúde contém os vírus vivos causadores das reações. Já as clínicas particulares possuem vacinas chamadas ACELULARES, que quase não as causam, porém, é preciso deixar bem claro: toda vacina pode vir a causar reações nos bebês, depende de cada um, as acelulares só levam vantagem por causar bem menos reações. Principalmente aquelas que são intramusculares.
Já as de gotinhas são iguais tanto no postinho quanto em clínicas.Então , quem tem plano : ótimo! Mais quem não tem a única forma é vacinar nos Postos de Saúde mesmo. Mais como tudo tem seu jeito , existe várias formas de como amenizar as reações , que já falei aqui , por exemplo ...
Para as vacinas que podem dar reações você pode tomar algumas precauções para diminuir as dores do seu bebê. Uma delas é antes de dar a vacina de ao seu bebê uma gotas de algum analgésico, como Paracetamol bebê. As possíveis reações são: febre baixa até 38º, dor local (seu bebê chacoalha a perninha e chora) e diarréia (mais difícil de ocorrer, com o Pedro nunca ocorreu ;)). Para febre é você pode continuar dando o analgésico (paracetamol) que também já ajudará a diminuir a dor. Se ele estiver com dor local, você pode aplicar  no local compressinhas com algodão ou fraldinha quente ou fria, alternando.Se a dor local continuar você pode dar algumas gotas de Magnopirol, é mais forte que Tylenol. Essas reações no máximo duram 3 dias (72 horas) , no meu filho a reação dura apenas uma noite ou no máximo ele fica 1 dia "chatinho". Nessa ultima Penta, ainda surgiu um corpinho quente nele, mais nada demais.


A vacina foi dada exatamente nesse dia ;) 


A Pentavalente, Hexavalente, Tetravalente (Menigocócica, Pneumocócica,Difteria, tétano, coqueluche, meningite, poliomielite ou paralisia infantil) são as que podem dar possíveis reações. Tem crianças que não tem reação nenhuma mas essas são as que tem mais probabilidade de ocorrer.

O plano de vacinação para recém nascidos (0 a 18 meses) foi criado para facilitar o planejamento orçamentário dos pais do bebê e inclue todas as vacinas do calendário de vacinas. Visite!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Mãe com Salto Alto. Todos os direitos reservados.
Editado por: La Cerejinha Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo