Ontem foi o primeiro dia de aula do Pedro e hoje o segundo então relatar o que vi e depois "o que me foi passado" pelas as educadoras .
Mais de inicio posso dizer que com certeza depois de completar 1 ano, a adaptação muda um pouco e que o foco principal agora é fazer com que o Pedro (assim como todos os bebes) se acostume à ausência dos papais aqui .
A separação é feita aos poucos, intercalando momentos de aproximação e de ausência, até que o bebê se acostume à rotina na escolinha, mais posso adiantar pra voces que isso não foi nada fácil pra mim ontem --' Não procurei passar muito tempo ao lado dele, então, logo após a "ACOLHIDA" eu me mandei de lá ;)
Também é importante definir uma rotina, com horários e regras, para que os pequenos se sintam amparados, como o Pedro já tinha uma, agora essa é uma nova "rotina" a se formar.
O choro nos momentos iniciais da separação é normal e deve passar logo, à medida que a criança percebe que é acolhida e compreendida.
Caso o choro persista, ai vai ser sinal de insegurança. Outras manifestações de desconforto são o sono constante, (Pedro sentiu muito sono) a apatia e a recusa em comer.
Uns sempre se recusam a comer, outros só choram até caírem no sono, outros choram até as vezes vomitar, mais outros se acostumam, kkkk, varia muito de criança pra criança sabe ?
O Pedro na 'acolhida " se comporta super bem, nas "atividades" também, por vezes "sente falta " - chora --' na hora da "recreação" se "diverte" , dança bastante, brinca ... ai na hora de voltar pra sala de aula que já ESTÁ COM SONO vale se alentar,abre o choro !
Mais... é só por questão de : colocá-lo pra dormir mesmo sabe ? Ele dorme muito durante o dia, ai pra mudar a rotina assim, fica um pouco complicado, é algo que se precisa ter cautela !
Cabe ao educador acolher os bebês, reconhecer seus sentimentos e fortalecê-los emocionalmente.
O que está em jogo é o compromisso em transformar os sentimentos de angústia presentes neste momento em segurança e afeto , base de tudo !
Meu papel to fazendo !
Em algumas reuniões que participei agir nesses casos com insegurança da minha parte influencia ansiedade nele. Por isso, os responsáveis precisam estar preparados . E mesmo que eu chore longe de dor e saudade , na frente é ser firme e forte ! kkkk
Então é muito cedo pra dizer : Pedro se adaptou !
Porque na verdade, só foram 2 dias, e possa ser que ele pense ainda que "não vai ser uma rotina ". Mais eu estou segura que essa adaptação vai está na dependência da orientação da educadora e das auxiliares, que deverá conhecer as necessidades básicas dele, as características evolutivas e ter informações quanto aos aspectos de saúde, higiene e nutrição(todas estas informações estão sendo passadas por mim).
Então vamos lá... as atividades são como percepção visual, percepção visomotora e coordenação motora, percepção auditiva, linguagem oral , percepções gustativas e olfativas, percepção tátil, tudo que integra o processo de aprendizagem da criança com o processo de socialização.
Caberá à pré-escola estimular e orientar a criança, considerando os estágios de seu desenvolvimento, aceitando-a e desafiando-a a pensar.
Os pais também devem acompanhar a rotina da criança através da agenda escolar, onde a educadora anota recados para os pais ou comunica como foi o dia da criança.
Então vos alerto que a decisão de colocar seu filho na escola deve resultar de atitude pensada, consciente e segura, a vinda da criança para a escola deve ser preparada.
Essa separação, apesar de necessária, é um processo doloroso tanto para a criança quanto para a mãe, mas é superado em pouco tempo.
Cabe à mãe entregar a criança ao educador, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar o educador com o encargo de retirar a criança do colo da mãe sabe ? E nunca saia escondido de seu filho.
Esse não é o primeiro nem o ULTIMO post sobre o assunto "escolinha" , creio que semana que vem vou ter que tocar nesse assunto de novo, porque vou esperar completar uma semana na integra pra ver como vão sair as coisas sabe ?
Só que até hoje, é isso que tenho pra partilhar com voces !
Vamos dá uma olhadinha no espaço ?
Espero que tenham gostado !Então, é isso meninas, aos poucos vou atualizando sobre isso ok ?
Beeijos, Thais Lima ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário